top of page

O Rio de Janeiro vale uma viagem

No comecinho do século XVI, o navegador italiano Américo Vespúcio chegou ao embrião do Brasil com uma idea diferente da difundida na Europa, ele achava que na verdade a costa descoberta em 1492 não era parte do continente asiático, na época chamada de Índias, mas sim um continente novo que ele chamou de Novo Mundo. Essa "premonição" acabou se confirmando, o que levou os cientistas da época a homenagear o navegante dando o seu nome ao continente inteiro, mesmo que o descobridor do continente tenha sido Cristóvão Colombo mais de dez anos antes da chegada de Vespúcio.

Imagem de Américo Vespúcio

Em 1501 ele saiu de Portugal com uma esquadra de 3 naus com destino ao nordeste do litoral brasileiro. Acompanhava Gonçalo Coelho, que era o líder da expedição, levavam também um calendário litúrgico, que era utilizado para dar nomes aos lugares por onde passavam, por exemplo, em 28 de outubro, dia de Santo Agostinho, deram nome a Cabo de Santo Agostinho, dias depois, em 01 de novembro, dia de Todos os Santos, chegaram na enseada de uma baía que chamaram de Bahia de Todos os Santos. Depois do nordeste brasileiro seguiram em direção ao sul do continente.

Cabo de Santo Agostinho

(Cabo de Santo Agostinho)

Bahia

(Bahia)

Em 01 de janeiro de 1502 o navegador passa por um lugar especial, era maravilhoso mesmo avistado de longe, as montanhas quase deitando no mar, a floresta, a visão de tudo isso junto... do mar chamou sua atenção o que parecia ser a saída (foz) de um grande rio, na verdade era a boca da Baía de Guanabara, mas por achar que era um rio deu para esse lugar o nome de Rio de Janeiro, mas a cidade seria fundada só 63 anos depois.

Nesses 516 anos de história, o Rio viu muita coisa, foi invadido duas vezes por franceses, recebeu uma corte europeia inteira, a unica coroação de um monarca europeu fora da Europa, o surgimento e derrubada de um império, o nascimento e morte de Machado de Assis, a primeira gravação de um samba, a formação da dupla Vinicius e Tom tão importantes quanto Lennon/McCartney, e diversos outros momentos que valem uma abordagem mais individualizada.

Dom Pedro II
Machado de Assis
Pelo Telefone, primeiro samba gravado em 1917
Vinicius de Moraes e Tom Jobim

As histórias e lugares do Rio são quase infinitos, pra onde quer que se olhe há uma parte diferente e encantadora a ser descoberta ou vista de outra forma, nas próximas semanas vamos conhecer algumas dessas histórias e lugares, não perca, até a semana que vem!

Comentários


bottom of page