top of page

Niterói - A Água Escondida dos Índios

A cidade de Niterói (Niterói na língua tupi significa "água escondida", devido às características geográficas da região) era território dos índios temiminós, e o líder (cacique) dessa tribo era Arariboia que significa "cobra da tempestade", em 1565 A Coroa Portuguesa inicia uma batalha para expulsar os franceses liderados por Villegagnon e aliados os tamoios, mas a ofensiva portuguesa só conseguiu a vitória devido ao apoio que receberam dos temiminós e seu líder Arariboia. A aproximação de Arariboia com a Coroa, fez com que recebesse o título de Capitão-Mor e também de Cavaleiro da Ordem de Cristo.


O nome original da vila criada por Arariboia era São Lourenço dos Índios, e é conhecida por ser a única cidade no Brasil fundada por um indígena. A data de posse das terras é 1573, quando foi iniciada no alto do morro de São Lourenço uma igreja dedicada ao santo. Em 1818 muda de nome para Vila Real da Praia Grande, ganhando o nome atual em 1835 quando se torna capital do Estado do Rio e finalmente cidade. Em 1841 ganha do Imperador Dom Pedro II o título de "Cidade Imperial".

Homenagem ao índio Arariboia em frente à estação das barcas em Niterói que tem o nome do fundador

O fim da monarquia e início do período republicano foi muito traumático para o Brasil e devido ao evento conhecido como Revolta da Armada, que gerou até o bombardeamento da cidade de Niterói, entre 1894 e 1902 a capital do Estado é transferida para Petrópolis, o retorno da sede estadual para a cidade gerou muitas melhorias significativas para Niterói como o prédio da prefeitura e a construção da Ponte Rio-Niterói. Com a dissolução do Estado da Guanabara em 1975 a capital do estado passa para o Rio de Janeiro.


Na atualidade a cidade possui história, diversão e visão no futuro espalhados por todos os lugares, além de possuir praias, parques e montanhas de visual único.


Alguns dos locais mais interessantes da cidade são:

Parque da Cidade - Possui uma das vistas mais espetaculares para a cidade do Rio de Janeiro, mas possui também uma vista igualmente estonteante para a cidade de Niterói, além de rampas de voo livre e muita natureza.

Serra da Tiririca - Com cerca de 3.490 hectares (mais de 4.800 campos de futebol), desse parque fazem parte a Pedra do Elefante e o Costão de Itaquatiara

Pedra do Elefante - Divisão natural entre as cidades de Niterói e Maricá, recebe esse nome pois à partir de Maricá, a vista da pedra lembra muito um elefante. É o ponto mais alto de Niterói com 412 metros de altura, mas a visão que se tem é de 360° podendo ser avistado parte do Rio de Janeiro, e Niterói e Maricá quase inteira

Do lado direito maricá, do lado esquerdo Niterói

Caminho Niemeyer - Niterói é a segunda cidade no mundo com mais obras do Mestre Arquiteto Oscar Niemeyer, só perde para Brasília. O caminho se inicia no centro da cidade ao lado do terminal rodoviário da cidade e termina no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no total são 7 edifícios construídos, mas o projeto original era composto de ainda mais edifícios incluía aquário, igreja evangélica e capela flutuante. Atualmente somente um prédio do projeto está em construção, a nova Catedral Católica de Niterói que já foi abençoada por dois papas (João Paulo II e Francisco), está em construção desde 1999, mas ainda sem prazo para ser inaugurada.

Construções que integram o Caminho Niemeyer no centro da cidade, atrás da rodoviária da cidade

Museu de Arte Contemporânea (MAC) - Edifício projetado por Oscar Niemeyer ficou conhecido carinhosamente como disco voador, mas é uma obra de extremo apuro técnico já que apenas uma base sustenta toda a construção, além de ser de extrema beleza.

Um dos lugares imperdíveis de Niterói

Conjunto arquitetônico da Praça da República - Nessa praça encontramos as origens da cidade capital do Rio no século XX, é composta por um monumento à República Brasileira, e prédios de relevância histórica para a cidade como a Biblioteca Pública Estadual, sede regional da Polícia Civil, Fórum de Niterói e Liceu Nilo Peçanha por onde passaram Lima Barreto, Irineu Marinho (fundador do jornal O Globo), e os cantores Baby do Brasil e Ronnie Von.

História para onde quer que se olhe

Espaço Cultural dos Correios - Fica no prédio histórico da Sede Estadual dos Correios, foi construído no início do século XX, e se destaca na paisagem devido ao seu estilo francês, e também por ficar em frente à saída da estação Arariboia das barcas.

Teatro João Caetano - A história desse teatro começa no início do século XIX com a apresentação do maior ator do período Imperial, João Caetano, que chega a ser dono do teatro entre 1842 e 1863. O Imperador Dom Pedro II passou pelo teatro algumas vezes ao longo do seu reinado.

Igreja de São Lourenço dos Índios - A igreja está situada no mesmo lugar em que a igreja original foi erguida em 1568, a construção atual data de 1769. O retábulo (ornamento) do altar-mor data do final do século XVI início do XVII é uma das obras de arte mais antigas da cidade.

Catedral de São João Batista - As obras dessa igreja começaram em 1842, e por ela também passou a Família Imperial. Durante a Revolta da Armada foi bombardeada e uma parte precisou ser reconstruída. No caminho Niemeyer está em construção a nova catedral, mas essa igreja certamente continuará sendo um marco para a cidade de Niterói

Pedra de Itapuca - Um dos marcos da cidade, está até na bandeira. Itapuca significa pedra furada, e remete ao formato original da pedra até que foi implodida em 1840 para facilitar a ligação entre os bairros de Ingá e Icaraí. Dessa formação original temos apenas uma pintura e uma lenda.

A LENDA


A lenda da pedra é uma das mais interessantes da cidade, conta-se que havia uma índia chamada Jurema que estava prometida a um grande guerreiro de sua tribo, mas uma vez, enquanto caminhava e cantava pela praia, se encontrou com um índio chamado Cauby de uma tribo rival e se apaixonaram perdidamente, mas os índios da tribo de Jurema descobriram o caso dos dois e perseguiram Cauby para matá-lo obrigando ele a fugir pela Baía de Guanabara. Jurema ficou profundamente triste com a partida do seu amado e nunca mais cantou, ela passava as noites na praia por onde fugiu seu amado e chorava. na véspera do seu casamento, Jurema estava na praia e vê Cauby retornando para o seu encontro. A alegria dos dois dura pouco pois os índios da tribo de Jurema estavam de tocaia aguardando pelo retorno de Cauby. Diante da morte iminente, se recusando a desprender-se um do outro, o Deus Tupã, a pedido da Deus Jacy (lua), envolve os dois amantes em um abraço eterno no interior da pedra.

Pintura que retrata como era a pedra antes de ser dinamitada

Fortes - A cidade conta com uma ampla rede de proteção formada por fortes, são 7 no total. Pertencem a épocas diferentes sendo que o primeiro a ser instalado foi o de Santa Cruz em 1555 por Villegagnon durante o período chamado "França Antártica".


Santa Cruz

Rio Branco e Imbuí

São Luiz e Pico

Gragoatá

Boa Viagem


Praias - Niterói assim como o Rio, tem praias voltadas para a Baía de Guanabara e também praias voltadas para o oceano. São muitas opções desde o surf até praias sem ondas ideais para as crianças.

Principais praias de Baía:


Boa Viagem - Com apenas 450 metros, é uma das mais conhecidas por ser vizinha do MAC.

Praia de São Francisco - Uma das praias mais badaladas de Niterói junto com Icaraí, possui apenas 750 metros de extensão.

Charitas - Uma das vistas mais incríveis para a cidade do Rio de Janeiro, é nessa praia de 1 quilômetro de extensão que se encontra a entrada para o Parque da Cidade.

Icaraí - com 1.200 metros de extensão, é a praia mais conhecida da cidade, possui a melhor infraestrutura dentre as praias centrais de Niterói. Fica de frente para a Praia do Flamengo no Rio de Janeiro.

Principais praias oceânicas:


Itacoatiara - Com 700 metros de extensão, ela é a última praia de Niterói. pode ser aproveitada tanto por surfistas devido às suas fortes ondas, quanto por famílias e crianças que encontram no canto direito da praia um abrigo totalmente sem ondas.

Piratininga - Possui 2.700 metros de extensão, divididos entre "praião" a maior parte da praia com ondas fortes, e "prainha" no pequeno (e disputado) trecho ao lado da Pedra da Baleia com mar calmo e convidativo.

Itaipu - com 1 quilômetro, é uma das áreas mais antigas de Niterói e se destaca por ter águas calmas ao longo de toda a praia. A saída da Laguna de Itaipu faz a divisão natural dessa praia com a de Camboinhas.

Camboinhas - antigamente fazia parte da praia de Itaipu, mas em 1958 após o encalhe de um navio cargueiro na areia da praia, foi rebatizada com o nome do navio. Tem quiosques especializados em frutos do mar.


Você conhecia toda essa história? Que tal fazer uma visita à cidade com a gente? Entre em contato e saiba mais.


Até semana que vem!

Comments


bottom of page