top of page

Arraial do Cabo - A Caribe à Brasileira

Arraial do Cabo, ou somente Arraial como é carinhosamente chamada, recebeu a fama de ser a Caribe brasileira devido às muitas tonalidades das suas águas, variando desde um azul profundo, até trechos de águas transparentes. Mas a cidade tem mais a oferecer do que esse mar incrível, são lugares de sonho como a Gruta Azul e a Ilha do Farol, além de lendas fabulosas como a da Fenda de Nossa Senhora e da Pedra do Gorila. vamos passear por essa cidade que foi a origem de toda a Região dos Lagos também chamada de Costa do Sol.

Bem vindo!

Começando pelo início, Arraial é um cabo, ou seja, uma extensão de terra que avança sobre o mar, isso foi possível graças às correntes marítimas bem fortes que ocorrem na região, incluindo um raro fenômeno chamado ressurgência (trazendo à superfície, exatamente nesse ponto, as águas frias que estão abaixo dos 350m de profundidade). Ao longo de mais de um milhão de anos as correntes marítimas e os ventos locais incorporaram três ilhas ao continente, as três ilhas hoje são os morros do Mirante, do Forno e do Pontal do Atalaia.

Imagem de satélite de Arraial. Podemos ver as principais praias da cidade como Prainha, Forno, Anjos, Atalaia, Farol e Grande além da Ilha de Cabo Frio

Desde povos nômades a cerca de cinco mil anos, até os índios Tupinambás, houve uma sucessão de domínio de diferentes povos na região, até que em 1503 chegou a região uma esquadra portuguesa capitaneada pelo italiano Américo Vespúcio que desembarcou na Praia dos Anjos. Impressionado pelos ventos, mudanças de tempo repentinas e também pelas águas frias, o navegador nomeou o lugar de Cabo Frio (até 1985 Arraial do Cabo era um dos distritos de Cabo Frio).

Até hoje a cidade guarda pontos históricos importantes como o marco de fundação da cidade de Cabo Frio datado de 1503, a fonte de água que até o século XIX abastecia a então vila de pescadores local. Nesse lugar também aconteceu a primeira celebração católica em lugar fechado no Brasil na igreja de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade, a igreja era feita originalmente em pau a pique, e data de 1506, a igreja atual foi construída sobre a original, por isso acaba usando a mesma data de fundação. Na mesma data, 1506, é construída a primeira casa de Arraial e também uma das primeiras do país, a chamada Casa de Piedra.

Fora da Praia dos Anjos, encontramos outros pontos históricos importantes como os dois faróis na Ilha de Cabo Frio, também chamada de Ilha do Farol. As ruínas do Farol Velho, mandado construir por Dom Pedro II e inaugurado em 1836 fica no topo da ilha. Uma observação atenta teria mostrado que a escolha do local para a construção do forte era equivocada já que, até hoje a maior parte do tempo o topo da ilha fica encoberto devido à brisa terrestre, por isso foi necessário construir um novo farol em uma nova localização e por isso, é inaugurado em 1861 o Farol Novo em uma ponta da ilha que não é afetada pelo nevoeiro. As lentes até hoje são as mesmas instaladas originalmente no Farol Velho e depois transportadas ao Farol Novo.

Ainda na Ilha de Cabo Frio temos a mística Fenda de Nossa Senhora onde em 1721 um pescador chamado Domingos André Ribeiro encontrou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A Imagem foi enviada à igreja Matriz de Cabo Frio e foi colocada em um altar de destaque na igreja onde ficou até ser roubada em março de 1984. Na fenda há uma réplica da imagem encontrada no século XVIII. Há uma lenda local que diz que os casais apaixonados que se beijam em frente à fenda recebem uma bênção especial da Santa e permanecem juntos para sempre.

Na ilha também encontramos dois pontos muito conhecidos, o Impacto do Meteorito, um grande buraco formado, segundo a crença local, por um meteorito que impactou naquele ponto da ilha. Ao lado desse ponto encontra-se a Gruta Azul, formação geológica que só tem equivalência na Ilha de Capri na Itália. Essa gruta tem 5 metros de largura e aproximadamente 15 metros de altura, a parte submersa (que só pode ser visitada por mergulhadores experientes devido às dificuldades de acesso) passa dos 10 metros com muitos animais. Nessa parte da ilha inclusive é onde, com sorte, os visitantes avistam golfinhos e até orcas passeando por perto.

Para acessar a gruta é preciso entrar em mar aberto passando pela abertura entre o continente e a Ilha de Cabo Frio, chamada de boqueirão, que significa boca grande, e assim que chegamos na abertura encontramos uma interessante formação na parede lateral à direita conhecida como Guardião de Pedra e carinhosamente chamado de Pedra do Macaco ou do Gorila devido à semelhança que tem com o primata, mas não se sinta mal caso não consiga ver o gorila de primeira, eu mesmo só ví depois de algumas idas à Arraial. Os marinheiros geralmente dizem que algumas doses de caipirinha ajudam a ver melhor o gorila, às vezes ajudam a ver até mais do que só o gorila...

Mas como disse, Arraial é conhecida mundialmente devido às suas águas claras e geladas além das lindas praias cenário de filmes, novelas e campanhas publicitárias. Assim que passamos pelo lindo pórtico da cidade, poucos metros nos separam da primeira praia que parece ter saído de um sonho, a Prainha. Com aproximadamente 1km de extensão, é uma das praias mais fotografadas e procuradas da cidade. Possui águas de diferentes tonalidades, desde o azul até o verde e é uma das mais quentes de Arraial. Do lado direito da praia chegamos ao Morro do Forno, e descendo esse morro chegamos à pequena, mas bela, Praia do Forno. Seu nome se deve à temperatura mais morna de suas águas. Com 500 metros de extensão, é uma das praias com o visual mais bonito.

A Praia dos Anjos é a principal de Arraial, não somente pela vista, mas por ser a praia localizada no centro da cidade, e onde fica localizado o porto de onde saem os pescadores, mergulhadores e as escunas turísticas. Esses passeios de barco além da Praia do Forno, geralmente levam os passageiros a outras duas praias, na Ilha de Cabo Frio o destino é a Praia do Farol, que aparece anualmente entre as praias mais lindas do Brasil, sendo considerada uma das mais lindas do mundo. A praia é pequena e gelada, possuindo menos de 1 km de extensão, mas nesse curto espaço encontramos rochas, areias finíssimas, dunas, sambaquis e uma vegetação impressionante, incluindo uma figueira com mais de 500 anos, que constava inclusive na carta náutica feita por Américo Vespúcio em 1503. Essa praia é mantida e controlada pela Marinha do Brasil que faz o controle de acesso e determina as regras para utilização da praia. A outra parada de praia fica em frente à Praia do Farol, já no continente, as Prainhas do Pontal do Atalaia. São duas praias que se transformam em uma apenas quando a maré está baixa. Assim como a Praia do Farol, as Prainhas do Atalaia são anualmente creditadas como uma das mais bonitas do Brasil, revezando com essa a segunda e terceira posições. No Atalaia encontramos águas geladas, areias finas e o ponto mais procurado da praia é a escada de madeira que liga a rua na parte superior do Morro do Atalaia à praia devido às fotos incríveis que se tira daí. Encontramos nessa praia também a famosa Caverna do Amor onde, segundo mais uma lenda local, os casais que nela se entram juntos, saem apaixonados para sempre.

Praia do Farol, entre as mais belas do Brasil. À esquerda a Figueira que aparece nas cartas náuticas de Américo Vespúcio

Do lado oposto da cidade, cobrindo uma extensão de mais de 40 km de faixa de areia, encontra-se a Praia Grande. Essa Praia de areias finas e águas muito geladas (chegando a até 8° devido à ressurgência), é cheia de dunas de onde se pode escorregar e passear a pé ou de Buggy. Nessa praia também se localizava a cachoeira da Praia Grande que era uma parte da Companhia Nacional de Álcalis, e uma das maiores atrações da praia até o fechamento da empresa em 2006.

Arraial do Cabo é um daqueles lugares que você sente saudade assim que passa da saída. A imagem do mar e dos morros em harmonia perfeita trazem uma paz instantânea que é difícil encontrar. Arraial é um tipo de vício bom, quanto mais você visita, mais você quer visitar essa cidade linda.

Comments


bottom of page