top of page

A linda cidade de Cabo Frio

Após descobrir o Rio de Janeiro, Américo Vespúcio seguiu viagem e fundou outros lugares que se tornariam paraísos dentro do Rio de Janeiro. Um desses lugares, como vimos, é a cidade de Cabo Frio, nosso passeio de hoje. A cidade de Cabo Frio não deixa nada a desejar seja nos aspectos culturais, onde possui monumentos e edificações históricas de grande importância, ou natural já que possui algumas das praias mais belas do Rio de Janeiro, mas de uma forma muito peculiar, os monumentos de fundação e edificações mais importantes da história de Cabo Frio não pertencem a essa cidade e sim a uma famosa vizinha, Arraial do Cabo.

Em 1503 passeava pela orla fluminense o navegador italiano Américo Vespúcio, e de acordo com algumas características naturais, e algumas vezes se baseado também no calendário litúrgico católico, ia nomeando os lugares por onde passava, Assim surgiu o Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Cabo Frio. Ao chegar em uma praia que chamou de Praia da Rama (devido à vegetação que se localiza até hoje nas dunas dessa praia), instalou a pedra que simboliza o marco de fundação da localidade que chamou de Cabo Frio devido às características naturais de águas muito geladas. Nos poucos anos seguintes foi criado próximo à essa praia uma casa e uma igreja, considerados algumas das construções mais antigas do Brasil. Em 1985 porém, Cabo Frio é desmembrada pela primeira vez e perde todos os marcos da sua fundação para a cidade de Arraial do Cabo que estava nascendo. Dez anos depois, em 1995, a cidade é desmembrada uma vez mais, dessa vez para que nascesse a cidade de Armação de Búzios. Atualmente a Praia da Rama onde nasceu Cabo Frio se chama Praia dos Anjos, a praia central de Arraial do Cabo.

Vista aérea da saída do canal do Itajuru, com a Ilha do Japonês à direita, Forte de São Mateus ao centro e Lagoa de Araruama ao fundo

Mas a cidade ainda é riquíssima em história e cultura que remontam ao século XVII, igrejas, fortalezas, fazendas, e as lindas praias e ilhas que estão em por toda parte. Vamos conhecer alguns desses lugares agora.


Anjo Caído


No início do século XX foi feita uma concessão para a criação de um canal para escoar a produção de sal da Lagoa de Araruama, esse canal é conhecido como Canal do Itajuru. Para celebrar a abertura do canal, foi construído e inaugurado um monumento no meio do canal, inaugurado em 1907. O monumento é uma coluna grega clássica de 9 metros de altura, com capitel (parte do topo da coluna com um desenho especial) coríntio, com uma escultura da deusa grega Niké que representa a vitória, nesse caso, a vitória do homem sobre a natureza. A deusa é sempre representada com asas, o que levou a população a chamá-la de anjo. Com o passar do tempo, devido à forte correnteza do canal, a coluna foi inclinando, por isso o povo começou a chamar o monumento de "Anjo Caído", sendo que em 1979 a coluna estava tão inclinada que realmente caiu dentro do canal. No ano seguinte, 1980, foi resgatado do fundo do canal, e, depois de um restauro, foi colocada novamente no mesmo lugar no canal, sendo que, agora com uma tecnologia e técnica mais apurada, por isso, sem inclinação, mas o nome venceu o tempo.


Capela Nossa Senhora da Guia


Essa história está diretamente ligada ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos que fica na base do monte onde está localizada a capela. No final do século XVII começou a construção do convento, tendo ficado pronto em 1696, e que hoje abriga o museu de Arte Sacra da cidade.


Há uma lenda local sobre a construção da capela, diz o costume que um dos altares interiores do convento era devotado à Nossa Senhora da Guia, porém, após ser colocada no seu local no altar, todos os dias de manhã ela havia saído e aparecia no alto do morro, era trazida de volta à igreja e da noite para o dia reaparecia no alto do morro. Em 1740, os monges decidiram criar uma capela no alto do morro para respeitar a vontade da santa e levaram a imagem de Nossa Senhora da Guia para a capela construída, nunca mais ela desapareceu. Esse ponto é importante também na construção da história de Cabo Frio, uma vez que as esposas dos pescadores se dirigiam à capela através de trilhas para rezar pedindo à Santa para que guiasse seus maridos sãos e salvos de volta para casa.


A capela fica fechada a a maior parte do ano, abrindo apenas em festas e ocasiões especiais. Uma coisa é certa, do alto do morro onde se localiza, temos uma linda vista da cidade, e o pôr do sol... só indo lá para se ter ideia.


Forte de São Mateus

Uma das mais antigas construções coloniais do Brasil, o forte foi construído entre 1616 e 1620 sobre uma antiga fortificação. Servia como proteção para as constantes invasões francesas e de piratas ingleses e holandeses. Quase todos os canhões originais ainda estão no forte, exceto por 2, um deles está na cidade vizinha São Pedro da Aldeia em uma praça conhecida como Praça do Canhão, e o outro canhão está na sede do Clube de Regatas do Flamengo no bairro da Lagoa Rodrigo de Freitas.


Bairro da Passagem


É o bairro mais antigo da cidade, na verdade ele é mais antigo que a própria cidade. É chamado assim pois servia de passagem pelo canal do Itajuru de uma margem à outra. Esse é o bairro com as construções mais preservadas da cidade, então passear pelas ruas do Bairro da Passagem é um passeio pelo tempo. Antigas casas hoje são lojas, vendas e restaurantes badalados. A história do bairro é ligada à população afrodescendente cabofriense, através da doação desse grupo foi construída no século XVIII a igreja dedicada a São Benedito, única que as pessoas escravizadas eram autorizadas a frequentar, já que não podiam participar das missas em igrejas frequentadas por pessoas livres.


Com a mudança do centro da cidade para a praia do forte, o bairro entrou em decadência. Esse abandono de certa forma favoreceu a manutenção das características arquitetônicas locais que são o charme do bairro.


As praias são uma atração a parte da cidade, são de um azul incrível, possuem águas frias ou quentes, com ou sem ondas, ou seja, é só escolher o que você quiser, Cabo Frio pode te oferecer.


Praia das Conchas

Praia das Dunas

Praia do Forte

Praia do Peró


Além das praias, ainda podemos visitar uma das muitas ilhas da cidade, algumas com águas calmas e areias finas, as mais famosas são a Ilha do Japonês no Canal do Itajuru e a Ilha dos Papagaios próxima à Praia do Forte.

Cabo Frio tem tudo pra proporcionar um dia cheio de atividades maravilhosas e terminar com um pôr do sol inesquecível. Não deixe de visitar esse lugar maravilhoso em uma das nossas viagens.

Até a próxima semana!

댓글


bottom of page