Wanderlust, o que é isso?
Wanderlust é uma palavra, ou expressão já que é formada por duas palavras, de origem alemã (se fala vanderlust, como se fosse com v mesmo) e como muitas vezes acontece, é difícil traduzir perfeitamente, mas a ideia que expressa é de uma vontade interior incontrolável de vagar por lugares desconhecidos e viajar! É um dos conceitos do turismo considerados universais.
Quem nunca pensou que se ganhasse uma bolada na loteria iria para França, Itália, Estados Unidos ou fazer aquela viagem dos sonhos? O desejo de viajar esta em todos nós, é parte da nossa característica nômade primitiva e ainda está presente, seja pra perto ou pra longe, para um lugar que é desconhecido, que já fomos uma ou mais vezes, ou mesmo para visitar aquele amigo ou parente que mora longe e não vemos há muito tempo, sempre que temos uma grana e tempo queremos logo ir para um outro lugar por um tempo.
Às vezes fica até difícil encontrar alguma solução para um problema que estejamos passando com a cabeça tão cheia de preocupações do trabalho, escola, família, etc. parece até que as horas do dia não são suficientes para resolvermos tudo não é mesmo?!
Nessas horas vem uma vontade de ter tempo (muito de preferência) pra ir para algum lugar, pra fazer nada, ou fazer tudo o que você não consegue no dia a dia, ou seja, o wanderlust está em todo mundo no mundo todo. Você não está sozinho! rsrsrs
Viajar nos ajuda a recarregar nossas baterias da vida cotidiana, é um momento para parar e respirar um pouco ares novos, diferentes, mais leves.
Para cada pessoa a satisfação para o seu wanderlust é diferente, para uns é chegar ao topo de uma montanha, ou uma caminhada por paisagens naturais incríveis, para outros é sentar de frente para o mar e só contemplar as ondas, com um suco natural, água de coco, ou uma cerveja, para outros pode ser ir para um lugar longe e ver a vida passar lentamente, ler um livro talvez, para alguns é ainda visitar uma cidade diferente badalada, cheia de festas, shoppings novos, vida noturna intensa, pessoas novas para conhecer... enfim, é diferente para cada pessoa. Como é diferente para cada pessoa, cada um tem uma ideia diferente de viagem dos sonhos. Qual a sua, Disney, Nova York,Paris, Fernando de Noronha, Paraty?
A história das viagens é tão antiga quanto a humanidade, os egípcios viajavam, os gregos, romanos e fenícios viajavam, nós brasileiros mesmo somos resultado de uma viagem dos portugueses, mas a primeira viagem organizada como conhecemos foi realizada em 1841, uma iniciativa de um inglês chamado Thomas Cook. Naquela época, o meio de transporte escolhido foi o trem por ser o mais desenvolvido e também mais rápido, mas de lá pra cá muita coisa mudou como o advento do avião e no Brasil o desenvolvimento das rodovias, fora isso, muitos lugares foram criados só pensando no turismo, Orlando na Flórida é um desses casos, encontramos diversos parques de diversão criados juntos como os parques da Disney (só aí são 4, fora os 2 aquáticos!), Universal, Lego e muitos outros, aqui no Brasil um ótimo exemplo de lugar que cresceu com o turismo é Canoa Quebrada no CE, Guarujá em SP e Pipa no RN.
Uma das melhores partes da viagem é planejar a viagem. Claro que realizar a viagem é a melhor parte, mas esperar pelo tão desejado dia, se imaginar no lugar escolhido, sonhar com a viagem, o frio na barriga da noite anterior, quando você tá fazendo a mala... nossa, viajar é bom demais!!!
Você lembra da sua primeira viagem? Lembra da sensação que foi conhecer um lugar novo? Lembra como se sentiu?
Existe um desafio chamado Desafio Wanderlust, composto por 10 perguntas sobre viagens, vou responder aqui e espero que vocês possam responder nos comentários também. Vamos lá:
1 - Quando e para onde foi sua primeira viagem de avião? Então, o meu primeiro emprego de verdade foi na Gol companhia de aviação, e foi aí que eu tive contato com um avião pela primeira vez, e trabalhar lá foi um sonho, eu entrava e saía dos aviões toda hora, mas por seis meses era tudo o que eu fazia. Era 2005 e nessa época eu tinha 20 anos. Um dia estava trabalhando e meu chefe me disse que em dois dias eu precisaria fazer um curso em São Paulo e foi logo marcando a passagem e tudo mais, eu só fiquei perplexo e sentia um mix de excitação, medo e ansiedade. No fim foi tudo bem, mas entrar como passageiro pela primeira vez num avião foi inesquecível.
2 - Para onde já foi e gostaria de voltar? Na minha lua de mel nós fomos para Natal no Rio Grande do Norte, e a viagem foi simplesmente perfeita, não só por ser lua de mel, mas porque a cidade é linda, a visão da praia de Ponta Negra, Morro do Careca e o Forte dos Reis Magos, além de Pirangi do Sul que para mim foi o ponto mais esperado da viagem por causa do maior cajueiro do mundo, e da praia de Pipa. Outra coisa que é maravilhosa de lá é a comida. só de lembrar já me dá até fome, os sucos, a manteiga de garrafa, os temperos... merece muito outras visitas, assim mesmo, no plural!
3 - Você está viajando amanhã e dinheiro não é problema, pra onde você vai? França sem dúvida, mas não só pela Torre Eiffel! Eu amo o que o Louvre tem para oferecer, sou apaixonado por museus. Além da torre, Arco do Triunfo, os palácios como Versailles e todos os outros que ficam na região da Normandia, e as praias (frias mas lindas) do sul do país.
4 - Método preferido de viagem: avião, trem ou carro? Avião se for para algum lugar longe, mas nada se compara a paisagem maravilhosa que o Brasil tem para oferecer, e apesar de não termos muitas opções hoje em dia no país, a forma mais bucólico de viajar é sem dúvida o trem.
5 - Site preferido de viagens? Quando quero alguma informação que eu confie de verdade sempre recorro aos blogues de viajantes, mas o meu primeiro contato com sites de muitas avaliações fieis foi o Triadvisor que ainda é o meu favorito para busca.
6 - Para onde você viajaria só para comer a comida local? Itália! Quem resistiria a comer as melhores massas do mundo numa trattoria italiana de verdade?
7 - Você sabe seu número de passaporte de cabeça? Eu tô pra tirar o passaporte há uns bons anos, mas ainda não tirei.
8. Você prefere o assento do meio, corredor ou janela? Janela, sem a menor dúvida, seja no ônibus ou no avião, eu não uso muito o banheiro, então não preciso do corredor, mas quando viajo com minha família acabo cedendo a janela para eles.
9. Como você passa o tempo quando está no avião? Seja no avião ou no ônibus, até no metrô indo pra casa tenho sempre um livro de companhia, acabei me acostumando a ler em viagem pois ficava muito enjoado de ler em movimento, mas de tanto pegar a ponte aérea Rio - São Paulo acabei me acostumando e nunca mais fiquei enjoado, desde então qualquer livro virou meu companheiro de viagem, a ponto de já comprar livro no aeroporto já que tinha esquecido o meu em casa.
10. Existe algum lugar para onde você nunca mais voltaria? Acho que não existe lugar que não mereça uma segunda chance, então não existe nenhum lugar onde eu não voltaria, por exemplo, eu já fui a trabalho em um cidade chamada Campina Grande na Paraíba e não achei a cidade muito interessante, mas essa cidade é conhecida por ter o Maior São João do Mundo, ou seja, a maior festa junina do mundo, e esse evento eu certamente gostaria de participar.
Que tal você participar também respondendo às perguntas aqui no site ou na nossa página no Facebook?
E não perca, toda sexta uma nova postagem. Até semana que vem!